FilmexLivro Noé


Lançamento 3 de abril de 2014
Duração:  (2h18min) 
Dirigido por Darren Aronofsky
Com Russell Crowe, Jennifer Connelly, Emma Watson
Gênero Fantasia , Épico , Aventura
Nacionalidade EUA

Galera, vi essa filme a algumas semanas atrás, acho que ele já até para sair de cartaz e a principio eu iria apenas dizer quais tinham sidos minhas impressões do filme. Mas depois de ver tantas pessoas revoltadas por a história ser tão diferente da narrativa bíblica, resolvi fazer um comparativo, afinal a Bíblia não deixa de ser um livro.

Você pode encontrar a história de Noé em Gênesis 5-10. Mas, recomendo que leia desde o inicio de Gênesis, você entenderá melhor a história, até porque o filme também fala bastante da criação e do pecado original. Atenção, pode contér spoiler do filme e livro.

"E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, a quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.E era Noé da idade de quinhentos anos; e gerou Noé a Sem, Cam e Jafé." (Gênesis 5:28-29)

Tudo começa com Adão e Eva, e o pecado, eles tem dois filhos quando ocorre o primeiro assassinato. Quando Caim mata seu irmão e vai para longe de sua família, a sua descendência se afasta da presença de Deus. Eles passam a ser conhecidos então como os Filhos dos Homens e a viver com sua próprias leis. Já os filhos da descendência de Sete são chamados de Filhos de Deus, pois o serviam e invocavam o Seu nome ( Gênesis: 4. 26. "A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor.") Mas as duas descendência acabaram se misturando e o homem foi deixando de seguir a Deus e se corrompeu com o pecado, de forma que todos os seus pensamentos eram maus. Farto de ver a forma como o homem estava levado os seus dias, Deus decide destruir toda a criação, mas um homem chama a sua atenção. Assim, Ele se dirige claramente a Noé e lhe conta os seus planos e propósitos. (Gênesis: 6. 8-9). "Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus." 

E aqui começam as diferenças, no filme essa conversa não é clara, Noé em momento nenhum ouve a voz de Deus, ele primeiro tem um sonho e entende que deve encontrar o mestre dos magos, quer dizer, seu avó Matusalém, rs. Depois que encontra o mago, ele alucina com uma erva lá e vê que precisa construir um caixote de madeira gigante! Mas, na Bília, Deus conta a Noé até quais seriam as medidas da arca! Ele também fala claramente a Noé para ele e sua família serem férteis e encherem a Terra, fazem um aliança e no fim Deus promete nunca mais destruir a Terra com um dilúvio, deixando o arco iris como sinal dessa aliança.

Eu entendo que o diretor não tinha o objetivo de fazer um filme religioso e apenas usou a história bíblica como plano de fundo para desenvolver sua história e o filme realmente foi muito bem feito, com vários efeitos especiais. Eu e meu namorado ficamos com os olhos presos a tela o filme inteiro, ele realmente nos prendeu. O drama que o diretor desenrolou é até um tanto quanto polêmico, alguns pessoas até chamaram de herético. Não sei se eu seria tão dura, bem, heresia segundo o dicionário é: "qualquer ensino que se afasta dos ensinamentos normais de um credo religioso", considerando que ele mudou as escrituras ao mudar a história, podemos dizer que ele foi sim herético, mas não sei quais foram as suas reais intenções ao fazer isso...

Outro detalhe importantíssimo é que todos os filhos de Noé entraram na arca com suas esposas, mas se isso acontecesse no filme o autor não conseguiria desenrolar seu drama. Noé e sua família entraram na arca sete dias antes de começar a chover e a chuva durou 40 dias e 40 noites. As águas ficaram sobre a terra durante 150 dias. Podemos dizer ainda, que nunca tinha chovido até o dilúvio, antes Deus regava a Terra com um neblina e então bíblia diz que as janelas do céu se abriram e romperam-se as fontes da Terra. ("E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra." Gênesis 2:5-6).

Outro ponto importante é que Gigantes ou Nefilins são na verdade fruto da mistura entre anjos caídos e as filhas dos homens(descendência de Caim), essa coisa de anjo caído ser bom é só em livro de Hush Hush, viu inocente, cuidado, fica querendo um anjo caído pra tu não..  #sério.  

Entretanto, fiquei boba, como o diretor seguir fielmente alguns pequenos detalhes, como o momento da morte de Matusalém, fui conferir com minha irmã e fazendo as contas, ele realmente pode ter morrido no diluvio, pelo menos o ano bate certinho e uma das cenas finais do filme também é bem parecida com a passagem, nunca vi um filme de Noé retratar aquele momento, apesar da situação estar um pouco distorcida. 

Mas confesso que também sai do filme muito revoltada, com uma sensação de traição e desapontamento, mas depois refleti melhor e achei bastante interessante e até uma ótima oportunidade para discutir vários assuntos com amigos meus, porque religião não é algo que não se possa discutir, é algo que deve e precisa ser discutido, mas com respeito e amor. Um cristão discutindo religião sem amor é muito suspeito, tá precisando se converter.  Hahaha #sério 

Porém não se deixe enganar, procure conhecer o livro antes de julgá-lo com um filme, postagens na internet e afins, afinal a bíblia não é uma ficção ;) Tive a impressão de que muitas pessoas viram no filme um Deus mau e um cristão radical, que muitas vezes tem suas atitudes contradizendo aquilo que acredita. Mas eu vi que o autor deixou a decisão nas mãos do homem e isso não podia dar menos errado. Mas o curioso é que o próprio homem viu a maldade dos demais e o quanto eles não mereciam nada além da morte, até para ele mesmo. Isso não é nenhuma mentira, nós realmente somos maus e não merecemos nada, mas nós felizmente temos um Deus misericordioso, amoroso e justo. Deus é o juiz mais justo que pode existir, Ele não é mau. 

E eu acredito que ele foi justo no dilúvio também, o diretor plantou a duvida de que poderiam ter pessoas inocentes no meio dos maus. Talvez até tivessem, o problema é que nós muitas vezes achamos que a morte é a pior coisa que pode nos acontecer, mas aqueles que acreditam em Deus não podem pensar assim, a morte para um inocente, significa vida eterna, eles estariam muito melhores do que Noé. A nossa vida é tão frágil... Mas talvez realmente não houvessem também, lembrem-se de Ló e as cidades de Sodoma e Gomorra (Gn 18 e 19)

"E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela? Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra? Então disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles". (Gênesis 18:23-26). Abraão não para de perguntar a Deus nos cinquenta e Deus todas as vezes dá a mesma resposta, até que Abraão entende que não há justos naquela cidade e ainda assim, Deus poupa Ló e suas filhas.

(Mateus: 24. 38-39). "Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem. "

       Comentem! Ah e não sou nenhuma teóloga, isso é apenas o que aprendi na Escola Bíblica. rs
é igualzinho gente! rs


Trailer do Filme ;)
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário