Livros *----* A Serpente de Pedra

Título: A Serpente de Pedra. 
Autor: Jason Goodwin. 
Páginas: 292. 
Editora: Suma de Letras.
Avaliação:4/5

Comprei esse livro por R$3,00 no "Projeto Mais Leitura", no shopping de Bangu e admito fiquei um pouco receosa de ler, porque não conhecia o livro e nem o autor, comprei ele apenas pela sinopse e tinha quase certeza que não compraria se estivesse em uma livraria por um preço normal. Mas acabei gostando bastante do livro.

A história se passa em 1838 na cidade de Istambul, atual Turquia, Yashim, um eunuco que conquistou sua liberdade e vive com serviços de aconselhamento, acabou se tornando um tipo de detetive particular. Ele recebe a visita de Maximilien Levèfre, um arqueólogo francês que não parece ser muito honesto e está atrás de antigas riquezas bizantinas escondidas na cidade. Yashim não é o único a não gostar da presença do sujeito, mas depois de duas mortes que parecem estar ligadas a um livro raro e a uma antiga sociedade secreta chamada Hetira, Levèfre aparece desesperado pedindo a ajuda de Yashim.  Então, quando ele imagina que o problema com o francês está finalmente resolvido, encontram o corpo dele morto e dilacerado em frente a embaixada francesa.

Dessa forma, o eunuco acaba se tornando o principal suspeito do assassinato, uma vez que foi o ultimo a vê-lo com vida. Yashim percebe então que sua unica opção é descobrir quem é o verdadeiro assassino de Max, porque mesmo que não provem a sua culpa, só de ter que viver sob esse manto de dúvida já o desgraçaria, uma vez que perderia os seus clientes  e consequentemente sua fonte de renda. Assim, entramos em uma misteriosa trama de mistério, história antiga, sociedade secreta e assassinatos.

"-Nem tantos. Só um. Um livro em latim, não é? tenho certeza de que você se lembra.
Goulandris engoliu em seco. Afastou-se um pouco da mesa, permitindo que sua mão alcançar uma pequena campainha numa prateleira baixa atras de seu banquinho.
-Agora não- disse- Estou indo para casa-.
O homem estava próximo a mesa - Por favor, sr. Goulandris, não toque essa campainha.
Goulandris se deteve. Começou a se levantar do banquinho, apoiando as duas mãos na mesa.
Mas o desconhecido, aparentemente, não queria que Goulandris voltasse um dia a se levantar."

O livro pode parecer um pouco lento no inicio, mas tenha paciência gafanhoto, isso é só porque o autor tem muita coisa pra explicar e ele é bem detalhista. Mas realmente achei que o ele podia ser mais objetivo, tem alguns momentos em que você está ansioso pra saber o que vai acontecer e o Jason está falando sobre o Império Bizantino...  Porém, mesmo assim gostei, o desfecho da história é perfeito e me tornei uma grande fã de Amélie Lefèvre, só foi meio esquisito um personagem principal ser eunuco... bem diferente pra um protagonista.. 

Outro livro de Jason Goodwin em que também podemos encontrar o eunuco Yashim é:


A Árvore dos Janízaros
Uma série de crimes na capital turca, em 1836, indica que os Janízaros, tropa de elite do Império Otomano tomada pela corrupção e extinta dez anos antes, continuam a atuar clandestinamente. O eunuco Yashim Togalu é escalado para desvendar os crimes, usando sua rede de contatos no submundo. Com ótimo trânsito também no palácio presidencial, Yashim vai aos poucos descobrindo o elo entre as atividades dos Janízaros no passado e os assassinatos e roubos que preocupam a cidade.
logoblog

Um comentário:

  1. oi gostei das capas!!!
    bjs aproveita que esta rolando pormo no blog:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/03/promocao-anjo-de-quatro-patas.html

    ResponderExcluir